Crônicas


 
 















 

 




 

 


 


 
 
 


Informamos aos nossos visitantes, que todas as  páginas deste blog estão  em processo de atualização e construção. Os demais conteúdos relativos a história, espiritualidade e informações gerais sobre as cistercienses,  poderão ser  encontrados na página oficial da abadia. Todavia, a mesma também se  encontra  em fase de construção.

Obrigada!




 24 DE NOVEMBRO

    ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DA  MADRE ABADESSA


 



  Que Nosso Bom Deus, na plenitude do Seu  amor infinito, a conceda todas as graças necessárias para o bom desempenho da sua missão abacial cisterciense, no coração desta  Igreja Local de Campo Grande. Por meio de Maria Santíssima, à  Trindade Santa, todo louvor, toda glória e toda adoração!

 

25 ANOS DE VIDA MONÁSTICA DA IRMÃ MARIA GABRIELA



 

 
No dia 11 de julho de 2009, solenidade de Nosso Pai São Bento, a nossa irmã Maria Gabriela, celebrou com alegria seus 25 anos de profissão religiosa  na Ordem Cisterciense. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Roberto, monge Cisterciense de Itaporanga-SP.



          ORDENAÇÃO PRESBITERAL EM ITAPORANGA


 

 

30 de julho, a Madre embarca  para Itaporanga à  Ordenação presbiterial dos monges:  Bento Gonçalves de Oliveira, Roberto Xavier Fernandes e Alberico José Nabor. A mesma realizou-se no dia 01 de Agosto às 18 horas, tendo como  bispo ordenante,  o Senhor Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, da nossa Ordem.
  

     FUNDAÇÃO MOSTEIRO DAS CLARISSAS


 


 
 
No dia 08/08/2009 a Priora, irmã Ângela e a Irmã Elisabeth, deste mosteiro, foram a Dourados para  participação da fundação do Mosteiro das irmãs Clarissas. A Solene Missa de enclausuramento deu-se às 9 horas do dia 09. Um momento de graças, pois nesta oportunidade sem duvida, foi estreitado laços fraternos que une as duas espiritualidades monásticas para a Santa Igreja deste Estado de MS. As irmãs foram muito bem acolhidas pela Me. Abadessa Ângela e pelas monjas, irmãs  clarissas, e   ainda compartilharam do Oficio das Vigília e Laudes, bem como, da recreação.  Após a Santa Missa, um almoço festivo no Salão paroquial dos freis e retorno com os mesmos para nosso mosteiro. Deo Gratias!
 

 25 ANOS DE VIDA MONÁSTICA DA IRMÃ MARIA ODÍLIA. 


12 de JULHO

 

 
 
 Durante a Santa Missa, celebrada por nosso Abade Presidente e Pai Imediato, Dom Abade Luis Alberto, a nossa irmã Odília,  celebrou solenemente seus 25 anos de vida consagrada sob a Regra de São Bento e na Ordem Cisterciense. A cerimônia obteve  a participação da  sua família e de amigos e benfeitores do nosso mosteiro.  Demos graças a Deus!
 

BENÇÃO ABACIAL DE DOM PAULO


 



 
A Madre marcou presença na benção Abacial de D. Paulo Celso Demartine, (do Mosteiro de São Bernardo, da Congregação da Itália, O.Cist).  que aconteceu no dia  19/03/2009  na Igreja Matriz de São José, em  São José do Rio Pardo- SP. Nossa comunhão espiritual com toda comunidade monástica dos nossos irmãos cistercienses.
 

PROFISSÃO SIMPLES 

Irmã Maria Maura
 



 

 Em 15 de janeiro de 2009, festa dos santos Mauro e Plácido, discípulos de Nosso Pai São Bento, realizou-se no mosteiro a profissão simples (temporária) de irmã Maria Maura. (Maria Cristina).  Com este passo a irmã deu início a formação específica de preparação para uma futura consagração definitiva.  Parabéns a  nossa querida irmã e rezemos pela sua perseverança.    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

PROFISSÃO SOLENE


Meu Deus, só Vós podes me fazer feliz! Só Vossa Vontade me interessa.

A  Vós me entrego para sempre.

(ir.Elisabeth)



 

Em 12 de outubro de 2008, às 16h,  realizou-se em nossa Abadia a profissão solene (definitiva) da irmã Maria Elisabeth da SSma. Trindade, (Aradenes),  que  concluiu os três anos de profissão simples e convicta,  pediu para viver com esta comunidade monástica, consagrando - se a Deus, no Serviço a Santa Igreja, como monja cisterciense.  A Santa Missa foi presidida pelo nosso Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e  a consagração monacal foi conferida pelo nosso Pai Imediato e Abade Presidente de nossa Congregação Brasileira da Ordem Cisterciense, Dom Luis Alberto Ruas Santos.

 BENÇÃO ABACIAL

  


 

Foi oficializada em 25 de julho de 2008 a benção abacial de Madre Maria Benigna Silva- 2ª Abadessa desta Abadia. Presidiu a Santa Missa nosso Arcebispo Dom Vitório Pavanello e conferiu a Benção Abacial nosso Abade Geral, Dom Mauro Esteva. Também concelebrou nosso Pai Imediato e Abade Presidente, Dom Luis Alberto Ruas Santos e outros sacerdotes, diocesanos, religiosos. Contamos com a participação  de muitos religiosos da CRB de Campo Grande, da Madre Abadessa Maria Antônia do mosteiro Cisterciense  de Monte Castelo-PR, com algumas irmãs do seu mosteiro e do mosteiro de monjas Cistercienses de Itararé-SP, dos monges Cistercienses, da família da Madre, amigos e benfeitores. A  nossa Madre Abadessa fez um belo e profundo agradecimento ao Bom Deus e a todos os presentes e ausentes, traçando ao mesmo tempo seu governo com o Lema: À Jesus por Maria.


Em 28 de maio de 2008 – Eleição da 2ª Abadessa da nossa Abadia.

 
 
 Madre Maria Benigna, monja de votos solenes da Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz de Monte Castelo-PR,  foi eleita canonicamente por esta comunidade para exercer  o cargo de Abadessa (vitalícia).  Á nossa querida Madre, desejamos um governo frutuoso sob a divinal e maternal proteção da Santíssima Virgem Maria. Demos graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário