A Santa Igreja

 
 
 SANTO PADRE FRANCISCUS
(Jorge Mario Bergoglio)
 
Eleição 13 de março de 2013

266º Papa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana
 
 
 
 
 
 
CONSTITUIÇÃO HIERÁRQUICA
DA IGREJA E EM ESPECIAL O EPISCOPADO
 
Proémio: o primado de Pedro

 Cristo Nosso Senhor, para apascentar e aumentar continuamente o Povo de Deus, instituiu na Igreja diversos ministérios, para bem de todo o corpo. Com efeito, os ministros que têm o poder sagrado servem os seus irmãos para que todos os que pertencem ao Povo de Deus, e por isso possuem a verdadeira dignidade cristã, alcancem a salvação, conspirando livre e ordenadamente para o mesmo fim.  Este sagrado Concílio, seguindo os passos do Concílio Vaticano I, com ele ensina e declara que Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja tendo enviado os Apóstolos como Ele fora enviado pelo Pai (cfr. Jo. 20,21); e quis que os sucessores deles, os Bispos, fossem pastores na Sua Igreja até ao fim dos tempos. Mas, para que o mesmo episcopado fosse uno e indiviso, colocou o bem-aventurado Pedro à frente dos outros Apóstolos e nele instituiu o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão. Este sagrado Concílio propõe de novo, para ser firmemente acreditada por todos os fiéis, esta doutrina sobre a instituição perpétua, alcance e natureza do sagrado primado do Pontífice romano e do seu magistério infalível, e, prosseguindo a matéria começada, pretende declarar e manifestar a todos a doutrina sobre os Bispos, sucessores dos Apóstolos, que, com o sucessor de Pedro, vigário de Cristo  e cabeça visível de toda a Igreja, governam a casa de Deus vivo. 

 (Lumen Gentium)
 
As religiosas  estão submissas ao Sumo Pontífice como seu primeiro Superior, ao qual devem obediência devido  ao seu voto.
 
 
(Constituições das Monjas Cistercienses)
 
 
 
SUA SANTIDADE BENTO XVI
(BISPO EMÉRITO DE ROMA)
 
 
Bento XVI (* 1927)-  (Benedictus PP. XVI)  265º Papa da Santa Igreja Católica, 
 ( Joseph Alois Ratzinger). Eleito para a sucessão de João Paulo II, em  19 de abril de 2005.
 
Renúncia: 28/02/2013
 
Encíclicas
 
 25 de dezembro de 2005:  Deus caritas est
 
30 de novembro de 2007: Spe salvi
 
 29 de junho de 2009-  Caritas in veritate


 

 Bento XVI com Dom Mauro José Lepori,  Abade Geral da Ordem Cisterciense.

 
 

REVMO. E EXMO. DOM DIMAS LARA BARBOSA

 Arcebispo Metropolitano de Campo Grande

 
 
 

As Monjas estão especialmente unidas à Igreja Local  pela oração e o dom total de sua vida conforme a Regra de São Bento e as suas constituições. A comunidade cuidará das grandes  intenções da  Igreja,  da qual  é a expressão  e  manifestação.

(Perf.Car.2 "c")

 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário